Como gosto de oferecer presentes úteis no Natal, andei à procura de ideias originais...daquelas coisas que não existem à venda, que só mesmo fazendo à mão.
Gostei muito da ideia de um porta travessas, vi alguns modelos e acabei por desenhar o meu modelo.
Claro que até chegar à versão final fiz várias versões, mas acabei por encontrar o modelo ideal para mim.
Este foi o esboço que fiz para uma travessa com a medida de base de 35cm x 25 cm.
Optei por 2 tecidos diferentes, um liso para o interior e um quadriculado para o exterior, se quiserem fazer aplicações como rendas ou bordados, facilita se for feito antes da junção das peças.
Comece por costurar as abas laterais, deixando o lado de 25 cm aberto. Colocar direito contra direito do tecido e por cima a manta acrílica.
Revirar as abas e aplicar as fitas de velcro em ambas.
Desenhar o recorte da pega no tecido maior e repetir a mesma sequência de tecidos.
Para costurar a toda a volta, não esquecer de colocar entre os dois tecidos as abas, uma de cada lado,de forma a que as abas fiquem a meio de cada lado maior.
Recorte as pegas deixando margem.
Não esquecer de dar pequenos golpes para facilitar o pesponto depois de revirar a peça.
Deixe uma das laterais aberta de forma a revirar a peça.
Faça duas costuras nas pegas, depois de ter fechado a abertura da viragem, Eu optei por deixar uma das laterais das dobrinhas para poder introduzir a vareta de madeira.
As varetas de madeira comprei no Leroy Merlin e serrei na medida certa.
Também fiz duas costuras de forma a delimitar a zona da base da travessa. Claro que pode fazer várias costuras, ou mesmo um pouco de quilt para ficar mais forte.
Agora quando tiver um jantar em casa de amigos é só fazer aquela receita especial, tapar com papel prata e colocar no suporte.
É fácil de transportar, mantém a comida quentinha e além disso pode pousar em qualquer lado que não vai queimar nenhuma mesa.
Espero que gostem, bom trabalho!